dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Café      
Fungos para combate de nematóides
Micorrízicos e nematófogos são econômicos, sustentáveis e diminuem produção de fitoparasitas em 88%
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
27/06/2013

Os nematóides são fitoparasitas que atacam as raízes das plantas. Com relação ao cafeeiro, estima-se que em torno de 20% da produção de café tem sido reduzida por essa praga. Eles invadem o sistema radicular e se desenvolvem dentro dele, o que prejudica muito a absorção de nutrientes. Com isso, as plantas diminuem seu potencial produtivo, chegando à morte. Para combater esse problema, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realizou uma pesquisa, onde foram usados dois tipos de fungos capazes de combater os nematóides de forma mais econômica, eficaz e sem prejudicar o meio ambiente. Segundo Élcio Balota, pesquisador do Iapar, os fungos utilizados na pesquisa foram os micorrízicos e os nematófogos.

— Os fungos micorrízicos provocam uma simbiose com as raízes das plantas, ou seja, eles penetram no sistema radicular das raízes, desenvolvendo várias estruturas dentro delas e ajudando na absorção de nutrientes do cafeeiro. Então, eles têm um efeito benéfico no aspecto nutricional das plantas — afirma o pesquisador.

Uma vez que o fungo micorrízico penetra e passa a viver no sistema radicular, ele não permite que o nematóide penetre e infecte o sistema, como explica Balota. Já os fungos nematófagos, de acordo com ele, possuem um efeito diferente, ou seja, eles não penetram no sistema radicular, mas sim, predam os nematóides.

— Eles desenvolvem várias estruturas que formam armadilhas contra os nematóides, se alimentando deles — conta.

Essa pesquisa, como diz o pesquisador, foi realizada não só em laboratório, como também em casa de vegetação. Foram utilizadas quatro diferentes cultivares de café, onde foram colocados substratos com nematóides, acrescentados de fungos nematófagos e micorrízicos.

— Esses fungos controlaram em até 88% a reprodução dos nematóides. Além disso, as plantas inoculadas por esses fungos tiveram melhor desenvolvimento e um teor superior de nutrientes, tanto na parte aérea como nas raízes. Portanto, esses dois fungos não só contribuem para o controle do nematóide, como também para o desenvolvimento e parte nutricional do cafeeiro — explica o pesquisador.

Por serem pragas de solo, é praticamente inviável fazer o controle com agroquímicos, uma vez que é muito caro e é preciso utilizar altas dosagens, como conta Balota. Para ele, ao utilizar esses fungos, o produtor terá uma grande economia, além do benefício para o meio ambiente.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Iapar através do número (43) 3376-2000.  


 Reportagem exclusiva originalmente publicada em 06/09/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ilson José Aparecido
26/09/2011 08:27:38
Jß estÒo sendo feitos testes de campo?
Quais nematoides sÒo impactados com esta aþÒo de 88%?
Qual o processo provßvel de aplicaþÒo dos fungos em lavouras a serem implantadas e lavouras adultas?
Qual o reflexo dos defensivos de solo e fertilizantes sobre estes fungos?

Charles Adriano Alcantara
28/08/2012 19:20:06
Sou produtor de cafe da região das montanhas do espirito santo especivicamente no caparaó.tenho uma propriedade com 100.000 pes de cafe no qual todo o meu cefeeiro tem nematóide e tenho muita dificuldade para controlar.E faço tratamento quimico todos os anos mas não tenho obtido muito sucesso.pois o ano que fica sem jogar a lavoura senti. Como q é feito esse tratamento?

Paulo Azevedo
17/09/2012 10:40:25
As formas de tratamento são diferentes: As micorrizas são fungos abundantes nos solos e para proteger sua população é importante manter o solo coberto, podendo ser inclusive com braquiaria que setá roçada em ruas alternadas e evitar o uso de herbicidas que reduzem sua população.
Os fungos nematófagos são de diversas famílias. Um dos mais comuns são os Trichoderma sp. Esses fungos também ocorrem naturalmente nos solos ms não de forma suficiente para fazer o controle efetivo dos nematóides. Uma opção é comprar trichoderma que já existem comercialmente e fazer inoculação massal, preferencialmente junto com algum biofertilizante durante períodos de chuvas.
Alem disso é importante observar a questão do equilíbrio de nutrientes no solo e nas plantas e fazer um bom manejo de matéria orgánica.

Agr. Paulo Azevedo
Consultoria agrícola
61 81266138
pauloazevedodf@yahoo.com.br

Thiago Vignatti
29/03/2013 13:14:39
Charles,
deverá retirar as raízes e levar ao laboratório para quantificar a infestação de nematóide, após avaliado você irar fazer o controle pelo grau de infestação, sendo com Crotalaria spectabilis, Trichoderma sp ou produto químico.É de extrema importância se ter um solo equilibrado nutricionalmente, descompactado,bom teor de matéria orgánica e pH correto, pois dificulta a propagação do patógeno.

Thiago Vignatti
thiagovignatti@gmail.com

Carlos Henrique Castro Alves
27/06/2013 20:30:57
Quais os controladores que foram utilizados neste teste? Até o momento só conheço micorriza voltada para a cultura do maracujá, já existe micorriza para outras culturas ou é a mesma? agradeço desde já a quem puder colaborar, o meu e-mail é chcastroalves@yahoo.com.br.

Alexandre
07/03/2016 15:23:55
Estou aprendendo um monte lendo tudo isto. Parabéns à todos vocês.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
6 comentários

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada